Centro de Capacitação

O Projeto Centro de Capacitação foi criado para atender jovens em vulnerabilidade social, contribuindo com a promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais, uma vez que essas atividades proporcionarão por meio da educação profissional aos envolvidos no projeto, a oportunidade de preparar estes jovens para o auto-sustento, permitindo trocas culturais e socialização dos jovens por meio dos cursos oferecidos.

O Instituto Kairós através do Centro de Capacitação disponibiliza uma estrutura para cozinha semi-industrial, sala de informática, sala de cursos de idiomas, cursos de economia doméstica, manicure,artesanato, etc.

O Centro de Capacitação iniciará suas atividades com o Curso de Capacitação Gastronômica, para jovens à partír dos 16 anos de seu entorno e em vulnerabilidade social.

 

Os alunos  aprenderão  a fazer receitas sofisticadas com ingredientes da cesta básica, aprenderão técnicas de higiene e boas práticas e segurança na cozinha, ou seja, desenvolvem habilidades que facilitam sua (re)inclusão laboral. Paralelamente o curso será inovador pois contará com aulas complementares de Coaching Pessoal e Profissional, Cidadania  além das aulas específicas como panificação e confeitaria.

Cabe salientar que esse projeto fomenta o empreendedorismo desses jovens e contribui com sua valorização, aumento da autoestima e complementação da renda.

Nas atividades complementares, os pais e/ou responsáveis dos alunos, poderão participar  das atividades desenvolvidas, a fim de fortalecer os vinculos familiares e avaliar o desenvolvimento e aproveitamento dos alunos.Estas atividades serão elaboradas fora dos horários das aulas e serão ministradas por assistente social , psicóloga e convidados.

Público alvo: jovens em vulnerabilidade social.

Capacidade para atendimento: 30 jovens

Recursos financeiros utilizados: receitas diversas, doações, convênios e parcerias.

Recursos humanos envolvidos: professores, psicóloga, assistente social, voluntários e diretoria do Instituto Kairós.

Abrangência territorial: municipal.

Demonstração da forma de participação dos usuários e ou estratégias utilizadas em todas as etapas (elaboração, execução, avaliação e monitoramento ).

 O monitoramento do projeto será constante para que o mesmo seja executado com sucesso.

Portanto, parte desse monitoramento será feito pelo controle da frequência dos alunos nas aulas presenciais. Importante ressaltar que o participante deverá ter 80% de presença nas aulas para ter direito a receber o certificado. 

O desenvolvimento da evolução da aprendizagem de cada aluno será constatado pelos professores e por meio de uma avaliação escrita e prática e acompanhado pela assistente social e psicóloga. Cabe salientar que o aluno deverá ter uma nota positiva além de 80% de frequência para receber o certificado do curso de capacitação.

Após a finalização do curso os jovens serão encaminhados para o mercado de trabalho. Importante salientar que a assistente social juntamente com a psicóloga fará o intermédio entre os jovens e o mercado de trabalho.

Para finalizar a avaliação do curso, o Instituto Kairós também oferecerá aos alunos uma ficha avaliativa das atividades desenvolvidas ao longo do curso e essa avaliação poderá ser feita pelos responsáveis que participarem das atividades.

 

O instituto foi fundado em 2002 para auxiliar pessoas marginalizadas na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. 

Contato

Instituto Kairós

Alameda das Graúnas , 460 - Jd. Paraíso
Itu - SP 
Cep: 13.302.120 
Tel: 11-4022-7372

contato@institutokairos.org

 

JoomShaper